Na madrugada de quarta-feira (24), uma mulher de nacionalidade espanhola foi detida no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, sob a acusação de injúria racial. O incidente ocorreu após o desembarque de um voo da Latam, que havia partido de São Luís (MA) e pousou na noite anterior, na terça-feira (23).
Após a aterrissagem, os passageiros foram informados de que precisariam permanecer na aeronave, uma vez que não havia escadas disponíveis para o desembarque. Durante a espera, a mulher fez uma declaração considerada racista, afirmando que o atraso se devia ao fato de que “só havia macacos lá fora”.
A Polícia Federal (PF) não esclareceu se os comentários foram direcionados a funcionários do terminal ou da companhia aérea. A Latam se manifestou oficialmente, afirmando que não há justificativa para qualquer tipo de agressão a seus colaboradores por parte de clientes a bordo. A companhia também comunicou que acionou a PF para acompanhar o desembarque da passageira e reiterou a sua condenação a qualquer manifestação de racismo ou discriminação.
Recentemente, em janeiro de 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.532, que equiparou a injúria racial ao crime de racismo. Essa legislação resultou em penas que variam de dois a cinco anos de reclusão, além de multas, e classificou o crime como inafiançável e imprescritível.
Até o momento, a Jovem Pan não conseguiu contatar a defesa da mulher detida, que não se manifestou sobre o ocorrido. O espaço permanece aberto para qualquer declaração sobre o caso.
