A deputada estadual Divaneide Basílio, do PT do Rio Grande do Norte, divulgou neste sábado (27) que foi agredida por um agente de segurança da equipe da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. O incidente ocorreu durante um evento destinado ao enfrentamento da violência contra a mulher, o "Ato das Mulheres", realizado em Natal no dia 25.
De acordo com informações, o episódio aconteceu ao final do evento, quando Divaneide Basílio foi atingida por uma porta que foi fechada de forma brusca pelo agente da Polícia Federal, que estava responsável pela segurança de Janja. A deputada estava acompanhada de uma criança no momento da agressão. Apesar da situação, ela não sofreu ferimentos graves.
O diretório do PT no Rio Grande do Norte destacou que o local estava bastante movimentado, com grande aglomeração e empurra-empurra, o que contribuiu para o ocorrido. Em nota, o partido enfatizou que tais episódios evidenciam a persistência do machismo em diversos contextos sociais, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade e dos direitos das mulheres.
Em resposta ao incidente, o diretório do PT informou que Janja expressou solidariedade a Divaneide Basílio assim que foi notificada sobre a situação. A primeira-dama também decidiu afastar o agente da Polícia Federal de futuros eventos, demonstrando seu repúdio à agressão. O PT reafirmou a necessidade de combater ações brutais e a desinformação que cercam casos dessa natureza.
Até o fechamento desta matéria, Janja Lula da Silva não havia se manifestado publicamente sobre a agressão em suas redes sociais. O episódio, conforme mencionado, foi esclarecido entre as partes envolvidas e considerado superado, com um compromisso renovado em fortalecer os protocolos de segurança em atividades institucionais e atos públicos, para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Divaneide Basílio, que integra a Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirmou seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. O diretório do PT também reiterou que é fundamental fortalecer as políticas e instituições que promovem os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.
