ANUNCIE AQUI TOPO

UFGD tem nova gestão com foco em inclusão e inovação

A UFGD deu início a uma nova fase administrativa com a posse do reitor Etienne Biasotto e da vice-reitora Danielle Marques Vilela. Eles assumem a gestão com promessas de inclusão e avanços na universidade.
6a3ff5ad5c402

Na manhã desta sexta-feira (26), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizou uma cerimônia simbólica para a transmissão de cargo da nova Reitoria. O evento, que aconteceu no auditório da Unidade 2, marcou o início da gestão de Etienne Biasotto como reitor e Danielle Marques Vilela como vice-reitora. Ambos foram eleitos para o quadriênio 2026-2030, sucedendo Jones Dari Goettert e Cláudia Gonçalves de Lima, que estiveram à frente da universidade entre 2022 e 2026.

A nova vice-reitora, Danielle Marques Vilela, ressaltou a importância da UFGD, uma instituição jovem que completará 21 anos em 2026. Durante sua fala, ela apresentou quatro pilares que guiarão a nova gestão: inclusão, inovação, sustentabilidade e internacionalização. O evento contou com a presença de estudantes, servidores e representantes de diversas instituições, incluindo movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Jones Dari Goettert, ao se despedir da Reitoria, destacou a relevância das parcerias e do trabalho colaborativo durante sua gestão. Ele expressou total apoio aos novos dirigentes, afirmando: "Agora, Etienne, Danielle e toda a equipe que vocês construíram, vocês têm o nosso total apoio, franco e sincero". Cláudia Gonçalves de Lima também fez um balanço dos últimos quatro anos, mencionando avanços significativos, como o fortalecimento da assistência estudantil e a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas.

Cláudia ainda comentou sobre a situação delicada em que a UFGD se encontrava ao assumir a gestão, após um período marcado por gestões interinas e a interrupção do exercício democrático. "Quando assumimos a Reitoria, em junho de 2022, a UFGD vinha de um período difícil de sua história", afirmou.

Em seu primeiro discurso como reitor, Etienne Biasotto agradeceu à sua família e prestou homenagem ao pai, Wilson Biasotto, que foi um dos responsáveis pela organização do curso de História no início da década de 1970. Ele destacou a responsabilidade da UFGD em liderar discussões sobre desenvolvimento econômico que respeitem o meio ambiente e assegurem a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.

Em 2019, Etienne Biasotto e Cláudia Gonçalves de Lima integraram a Chapa 1, Unidade UFGD, que obteve a maior votação em consulta prévia junto à comunidade universitária. Contudo, a nomeação deles não ocorreu, sendo apenas efetivada em 23 de junho de 2022, com a escolha de Jones Dari Goettert e Cláudia Gonçalves como reitor e vice-reitora, respectivamente. Neste ano, a comunidade universitária participou novamente das urnas e, na consulta realizada em 26 de março, a Chapa 1, Avança UFGD, formada por Etienne Biasotto e Danielle Marques Vilela, venceu com 56,30% dos votos. Posteriormente, ambos foram escolhidos pelo Colégio Eleitoral, completando o processo de formação da lista enviada ao Ministério da Educação (MEC).