ANUNCIE AQUI TOPO

Prefeitura de Naviraí e ACEN iniciam discussões sobre estacionamento gratuito no centro

A Prefeitura de Naviraí e a Associação Comercial estão discutindo a implementação de um estacionamento Rotativo Gratuito para melhorar o acesso ao comércio local. O projeto, que atende à demanda dos lojistas, deve ser implantado em julho de 2027.
capa-de-noticia-navirai-transito

A Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo Municipal de Trânsito, e a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) estão em fase de diálogo para a criação de um estacionamento Rotativo Gratuito no Centro de Naviraí. Essa iniciativa surge em resposta a uma antiga demanda dos comerciantes, que buscam soluções para melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso dos consumidores às lojas na área central.

O projeto de estacionamento rotativo está previsto para ser implementado na primeira quinzena de julho de 2027. As conversas preliminares têm como objetivo ouvir as necessidades do setor comercial e construir os detalhes operacionais do sistema. A única condição estabelecida pela prefeitura é que o estacionamento seja gratuito, visando democratizar o uso das vagas e evitar ocupações prolongadas.

Os estudos iniciais apontam para a implantação do sistema nas ruas México, trecho da Weimar e Alagoas. Os lojistas dessa área já iniciaram uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de participar das reuniões e apoiar a proposta. O presidente da ACEN, Natael Silva, ressaltou a urgência de a classe empresarial se envolver no planejamento do trânsito, destacando que a falta de rotatividade no centro é uma reclamação constante.

"O papel da Associação Comercial é agir como uma ponte, mas é fundamental que os empresários participem ativamente. Não basta apenas apontar os problemas, é hora de a categoria se mobilizar, comparecer às reuniões e contribuir para o planejamento de soluções", afirmou Natael Silva.

Ainda em fase de estudos, os detalhes do estacionamento não foram definidos unilateralmente. A proposta inclui discutir abertamente aspectos como fiscalização, tempo de permanência e cronograma com a comunidade antes da validação jurídica. O modelo em análise sugere que os motoristas indiquem a parada temporária, mantendo o pisca-alerta acionado durante o tempo estipulado pela sinalização da quadra, similar ao que já é feito em frente ao paço municipal.

Cesar Brancaleão, Gerente do Núcleo de Trânsito, finalizou destacando que as discussões iniciais representam apenas o começo de um processo contínuo. Novas rodadas de diálogo estão previstas para garantir que comerciantes e moradores possam contribuir com o projeto ao longo de seu desenvolvimento.