A inauguração do novo complexo avícola da Bello Alimentos, realizada no último sábado (20/06), destacou a importância da colaboração entre o setor privado e o poder público para o avanço da atividade agroindustrial em Naviraí. Durante o evento, a empresa ressaltou a eficiência da gestão municipal em fornecer a infraestrutura necessária para o escoamento da produção. O investimento total do projeto é estimado em mais de R$ 18 milhões.
A nova estrutura não apenas gera empregos, mas também impulsiona o mercado agrícola da região. Para atender aos oito núcleos aviários, a unidade demandará anualmente cerca de 12.500 toneladas de ração, o que deve aquecer o comércio de grãos local, priorizando a compra de milho e soja produzidos por agricultores do próprio município. Essa dinâmica cria um ciclo sustentável que beneficia a economia local.
O gerente de Operações Agropecuárias da Bello Alimentos, Dion Rebert Costa, elogiou a rapidez com que o projeto foi implementado, creditando isso à eficiente administração municipal. “Naviraí nos atendeu com velocidade recorde desde as primeiras conversas. O município é excelente também em questão de status sanitário e isolamento biológico”, afirmou. O gerente também mencionou que este é apenas o início de uma expansão que incluirá novos investimentos na área de suinocultura.
Dion Rebert Costa destacou ainda que, em comparação a outras localidades, onde processos administrativos podem levar meses, a resposta da prefeitura de Naviraí foi imediata. Ele mencionou que a Bello Alimentos, que celebra 20 anos de atuação na região, processa uma média de 204 mil aves por dia e conta com mais de 250 colaboradores da cidade.
O ato de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais. O prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, esteve acompanhado da primeira-dama Naiza Capuci. Também marcaram presença o gerente de Unidade da Bello Alimentos, Edson Carlos Block, e o deputado estadual Renato Câmara, que é presidente da Frente Parlamentar da Avicultura. Os vereadores de Naviraí, Rosângela Sofa, Bruno Liuti e Sara do Castelão, além da vereadora de Itaquiraí, Maria da Bello, representaram o Poder Legislativo municipal.
O evento também teve a participação de Abdul Salem, representante da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do diretor da UFMS, professor Daniel Lopes, do diretor do Sebrae, Luiz Cavalcante, e do presidente da ACEN, Natanael Silva. Essa ampla representação evidencia a importância do projeto para a região e o compromisso das autoridades em apoiar o Desenvolvimento Econômico local.
