ANUNCIE AQUI TOPO

Marco Rubio responde a Flávio Bolsonaro sobre tarifas e cooperação bilateral

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, respondeu à solicitação de Flávio Bolsonaro, abordando tarifas sobre produtos brasileiros e destacando a importância da parceria entre os países.
Foto: Secretário Marco Rubio Reprodução/Instagram/@senatormarcorubio
Foto: Secretário Marco Rubio Reprodução/Instagram/@senatormarcorubio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma resposta à carta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na qual o parlamentar solicitava a não implementação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Datada de 23 de junho de 2026, a resposta enfatiza a disposição de Rubio em colaborar com o senador, especialmente se ele for eleito nas próximas eleições presidenciais de outubro.

Rubio observou que a investigação comercial realizada pelos Estados Unidos indicou a existência de "diferenças substanciais" entre os dois países em relação às questões discutidas, sem sugerir qualquer mudança na postura do governo americano em relação às tarifas propostas.

Na carta, Rubio expressou gratidão pela recente visita de Flávio a Washington e reafirmou a importância da amizade entre Brasil e Estados Unidos, fundamentada em valores compartilhados e na busca por segurança e prosperidade no Hemisfério Ocidental.

O secretário também agradeceu o apoio de Flávio à decisão dos EUA de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital como Organizações Terroristas Globais Especialmente Designadas e Organizações Terroristas Estrangeiras, ressaltando que estas facções criminosas representam uma ameaça à segurança dos cidadãos na região.

Marco Rubio destacou que, em 1º de junho de 2026, o Representante Comercial dos Estados Unidos, Embaixador Jamieson Greer, identificou políticas e práticas do Brasil que considera irracionais ou discriminatórias, propondo ações corretivas em resposta ao desmatamento ilegal. A consulta pública sobre essas ações será realizada até 1º de julho de 2026.

Os Estados Unidos manifestaram seu interesse em ver um Brasil próspero e seguro, e Rubio mencionou a expectativa de trabalhar em conjunto com os líderes brasileiros escolhidos pelo povo, para desenvolver uma estrutura comercial e de investimento que beneficie ambas as nações.