A seleção brasileira de futebol se prepara para enfrentar a seleção japonesa pela Copa do Mundo, em partida marcada para as 13h do dia 29, horário de Mato Grosso do Sul. Em razão do jogo, as instituições de ensino da região anunciaram mudanças em suas rotinas de funcionamento, visando minimizar impactos para os alunos.
Nas escolas municipais, os estudantes do período vespertino serão liberados para assistir ao jogo. Já aqueles que estudam no período matutino terão aulas normalmente, mas sairão mais cedo, às 11h. As instituições que funcionam em tempo integral também permitirão a saída dos alunos nesse horário, evitando prejuízos ao calendário escolar. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que essas medidas garantirão o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas anuais, conforme a legislação educacional em vigor.
A Rede Estadual de Ensino já havia anunciado que, de acordo com um decreto previamente publicado, os alunos do matutino serão liberados até as 11h30. No período da tarde, não haverá aulas, enquanto o funcionamento noturno seguirá normalmente. A Escola Estadual Aracy Eudociak, situada em Campo Grande, enviou um comunicado informando que os alunos serão liberados às 11h, e não haverá oferta de almoço nessa data.
As universidades também se adaptaram para o dia do jogo. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) encerrará suas atividades às 10h. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) suspenderá as aulas às 11h e retornará às 17h. Por sua vez, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) liberará os alunos às 10h. O funcionamento noturno das universidades ainda está sob consulta, com respostas pendentes.
A UFMS e a UFGD já informaram que as horas de trabalho não realizadas deverão ser compensadas até o dia 30 de setembro deste ano. A UEMS também foi questionada sobre a compensação e a resposta ainda está sendo aguardada para que as informações sejam atualizadas.
