ANUNCIE AQUI TOPO

Falece Marcelo Miranda, ex-governador de MS e Histórico Prefeito de Campo Grande

Marcelo Miranda Soares, ex-governador de Mato Grosso do Sul, faleceu aos 88 anos. O político, que ocupou a cadeira de governador em dois mandatos, lutava contra problemas de saúde desde 2016.
marcelo-miranda

Marcelo Miranda Soares, uma figura marcante na política de Mato Grosso do Sul, faleceu nesta terça-feira (23) aos 88 anos. O neto do ex-governador, João Henrique Catan, confirmou a notícia por meio das redes sociais, destacando a luta do avô contra problemas de saúde, que incluíram sessões de hemodiálise iniciadas em junho de 2016. Catan expressou em sua mensagem a admiração que tinha por Marcelo, ressaltando a importância de concluir os desafios propostos na vida.

Natural de Uberaba, Minas Gerais, Marcelo Miranda iniciou sua trajetória política na década de 1970, após ser convidado por figuras como Pedro Pedrossian e Levy Dias. Ele começou sua carreira como prefeito de Campo Grande em 1976, onde implementou o Projeto Cura, um programa que visava garantir a infraestrutura básica da cidade, como abastecimento de água potável e construção de escolas.

Em 1979, ele se tornou o segundo governador de Mato Grosso do Sul, cargo que ocupou até 1980, e retornou à posição entre 1987 e 1991. Durante seu primeiro mandato como governador, ele enfrentou o desafio de dar continuidade ao desenvolvimento do Estado após a Divisão do Estado. No seu segundo mandato, Marcelo Miranda enfrentou um cenário político conturbado, mas conseguiu implantar mais de 400 km de linhas de energia elétrica e criar 15 novos municípios.

Marcelo também foi responsável pela pavimentação de rodovias importantes que, posteriormente, foram federalizadas. Em uma entrevista à TV Assembleia em 2011, ele recordou que em sua estreia na política, recebeu mais votos do que a soma de todos os outros candidatos.

O legado de Marcelo Miranda permanece na memória dos sul-mato-grossenses, não apenas por suas conquistas no governo, mas também por seu papel na história da Capital, Campo Grande. Seu falecimento representa uma grande perda para a política local e para todos que o conheceram e admiraram sua trajetória de vida.