Na sexta-feira, 26 de outubro, Batayporã sediou uma agenda institucional que reuniu autoridades do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura local. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do prefeito Germino Roz, do vice-prefeito Cacildo Paião, além de secretários municipais, vereadores e deputados estaduais como Nelson Trad Filho, Lia Nogueira, Renato Câmara, Roberto Hashioka e Pedro Caravina.
Um dos principais pontos da programação foi a supervisão da implantação da sala de Raio-X Digital no Pronto Socorro Municipal. A Prefeitura de Batayporã, em colaboração com o Governo do Estado, tem trabalhado para estruturar esse serviço. A Administração Municipal já investiu R$ 24.120,00 na elaboração do projeto, na adequação da estrutura física e na aquisição de equipamentos complementares.
Além desse investimento inicial, a Prefeitura está em fase de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com um custo estimado em mais de R$ 10 mil, e de um sistema de emissão de laudos, que está orçado em mais de R$ 100 mil. A contratação de uma empresa especializada para monitoramento de radiação e a finalização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a seleção de técnicos que atuarão na nova unidade também estão em andamento.
Como contrapartida, o Governo do Estado disponibilizou o equipamento de raio-X digital, com um investimento aproximado de R$ 205 mil. Com a conclusão das etapas técnicas e administrativas, a sala de Raio-X Digital passará a integrar a rede municipal de saúde, o que permitirá um aumento na capacidade de diagnóstico por imagem na região.
Ainda na área da saúde, a Prefeitura de Batayporã entregou três veículos para reforçar os serviços de saúde e controle de enchentes na Lagoa do Sapo. O prefeito Germino Roz ressaltou a importância da colaboração entre o Estado e o município para viabilizar investimentos essenciais para a população. "Batayporã tem contado com esse apoio para avançar em demandas importantes da população. São investimentos que exigem planejamento e cooperação entre os entes públicos, e essa parceria tem permitido ampliar serviços, executar obras e dar continuidade aos projetos que o município vem desenvolvendo."
O governador Eduardo Riedel elogiou a Administração Municipal pela dedicação em buscar soluções para as demandas de Batayporã. "Quando Estado e Prefeitura trabalham de forma alinhada, quem ganha é a população."
