Nos últimos dias, os habitantes de Mato Grosso do Sul vivenciaram uma significativa oscilação nas condições climáticas, passando de uma onda de frio intenso a temperaturas elevadas em menos de uma semana. A mudança drástica começou na segunda-feira (22), quando uma frente fria severa se instalou sobre o estado, conforme informações do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Essa frente fria foi intensificada por uma área de baixa pressão atmosférica que se formou entre o Paraguai e a Bolívia, em conjunto com um cavado pré-frontal, resultando em instabilidades climáticas acentuadas.
A massa de ar frio que acompanhou a frente fria trouxe consigo chuvas e tempestades, fazendo com que as temperaturas mínimas se aproximassem de 0°C na quinta-feira (25). Este evento climático foi classificado como a onda de frio mais intensa já registrada em Mato Grosso do Sul até o momento.
Após a severidade do frio, os sul-mato-grossenses sentiram uma melhora nas condições climáticas na sexta-feira (26). Um sistema de alta pressão atmosférica atuou, permitindo que o sol voltasse a brilhar e a nebulosidade apresentasse variações. Apesar de as manhãs ainda começarem com temperaturas amenas, as máximas começaram a se elevar novamente, alcançando até 32°C no sábado (27), especialmente nas regiões norte e pantaneira do estado.
Entretanto, a possibilidade de chuvas e tempestades isoladas não está completamente descartada, mesmo com a estabilização do tempo. O Cemtec-MS alertou que essa previsão se deve à atuação de cavados em níveis médios da atmosfera, que estão associados à umidade transportada.
Para o domingo (28), a chegada de uma nova frente fria deve trazer chuvas e tempestades pontuais, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do estado. A previsão se estende até a segunda-feira (29), embora a nova frente fria não deva provocar a mesma queda de temperatura observada na semana anterior. Os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 15°C, enquanto as máximas poderão atingir até 34°C em algumas áreas.
