No dia 27, dois bairros de Campo Grande receberão audiências públicas voltadas para a moradia indígena. Os encontros têm a finalidade de reunir informações sobre as condições habitacionais das comunidades e buscar alternativas que garantam moradias dignas, respeitando as tradições culturais dos povos originários.
A primeira audiência será realizada às 8h30, na Aldeia Xunako Kopenoti, localizada no Jardim Inápolis. Já na parte da tarde, a Aldeia Darcy Ribeiro, situada no Jardim Noroeste, será o local do segundo debate, que começará às 13h30.
Essas audiências são organizadas pela Comissão Permanente das Causas Indígenas da Casa de Lei, sob a presidência da vereadora Luiza Ribeiro, do PT. O intuito é promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as necessidades habitacionais das comunidades indígenas na cidade.
Eventos anteriores já abordaram questões semelhantes, envolvendo a Aldeia Água Bonita, situada no bairro Tarsila do Amaral, e a Comunidade Kadiwéu, que teve sua discussão na Casa de Leis. Também foram realizadas audiências nas localidades da Aldeia Inamaty Kaxé, no Bosque Santa Mônica, além das comunidades na Vila Bordon e Água Funda, no Jardim Noroeste.
A participação das comunidades indígenas é fundamental para o sucesso das audiências, que visam garantir que as soluções propostas sejam efetivas e adequadas às necessidades dos povos originários. A expectativa é que os encontros contribuam para a construção de políticas públicas mais eficazes no que tange à habitação indígena em Campo Grande.
