ANUNCIE AQUI TOPO

Recursos da Assembleia Legislativa impulsionam melhorias em hospitais do SUS no Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 620 milhões ao Governo do Estado, que serão aplicados em saúde, educação e infraestrutura. Os investimentos visam fortalecer a rede hospitalar e ampliar o atendimento pelo SUS.
Economia-da-Assembleia-2

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) implementou uma política de eficiência administrativa que resultou na devolução de R$ 620 milhões ao Governo do Estado. Esses recursos estão sendo direcionados para áreas consideradas estratégicas, como saúde, educação, infraestrutura e primeiros anos de vida. No setor da saúde, os investimentos estão sendo utilizados para fortalecer a rede pública, promovendo a ampliação da capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das obras e ampliações hospitalares, a Assembleia também aprova isenção do ICMS sobre a energia elétrica para hospitais públicos e beneficentes que atendem pelo SUS. Essa combinação de gestão eficiente e economia de recursos públicos tem contribuído para o fortalecimento dos serviços de saúde em diversas regiões do Paraná.

Entre os principais investimentos, destaca-se a destinação de R$ 20 milhões para a construção do Instituto Pediátrico no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Essa nova unidade, que contará com atendimento 100% SUS, terá como objetivo aumentar o número de leitos para crianças e adolescentes, expandir as UTIs pediátricas e implantar novas salas cirúrgicas e ambulatórios especializados.

Outro aporte de R$ 20 milhões será destinado ao Hospital Pequeno Príncipe, também em Curitiba, que é referência nacional em saúde infantil. A ampliação dessa instituição permitirá um aumento significativo na capacidade assistencial e na oferta de serviços especializados para crianças atendidas pelo SUS.

Na região Norte do Estado, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) receberá R$ 20 milhões para a construção de um novo bloco hospitalar. Essa iniciativa é parte de um esforço para melhorar as condições de atendimento e infraestrutura dos hospitais que prestam serviços pelo SUS.

O Hospital São Rafael, localizado em Rolândia, também está percebendo os efeitos positivos dessa política. A economia gerada permitiu a instalação de ar-condicionado em todos os quartos dos pacientes, além da climatização de outros espaços internos, como postos de enfermagem. O diretor do hospital, Paulo Boçois de Oliveira, destacou a importância dessa medida, já que 100% dos atendimentos realizados são pelo SUS. A expectativa é que essa política de isenção de ICMS se consolide como uma iniciativa permanente, permitindo que hospitais filantrópicos ampliem seus investimentos e melhorem o atendimento à população.