O sonho da casa própria é uma aspiração comum entre muitas famílias brasileiras. No Paraná, essa realidade está se concretizando para moradores de 373 dos 399 municípios do estado, graças a investimentos do Governo do Estado, com a colaboração da Assembleia Legislativa.
A criação do programa Casa Fácil Paraná, em 2019, foi aprovada pelos deputados estaduais, que desempenharam um papel essencial na sua implementação. A atuação da Assembleia, que incluiu uma gestão eficiente, possibilitou a devolução de recursos ao governo estadual, aumentando a capacidade de investimento em áreas prioritárias, como habitação. Em 2025, o Poder Legislativo repassou R$ 620 milhões ao Governo do Estado, resultado de uma série de medidas voltadas para a modernização administrativa e controle de despesas.
Desde o início do programa, mais de 140 mil famílias foram beneficiadas com a construção de novas moradias ou a regularização de imóveis. O Casa Fácil Paraná se consolidou como uma referência em habitação no Brasil, demonstrando a importância do uso eficiente dos recursos públicos. Os valores que não são utilizados para o funcionamento do Legislativo são reinvestidos em programas que visam melhorar a vida da população.
Em Maringá, terceira maior cidade paranaense, 6.855 unidades habitacionais já foram entregues, além de outras em andamento ou contratadas por meio do programa. O investimento do Casa Fácil Paraná na cidade alcançou R$ 70,7 milhões, impactando a construção civil e a economia local em mais de R$ 1,6 bilhão, o que tem contribuído significativamente para a geração de empregos na região.
Em Irati, 369 moradias foram entregues ou estão em fase de construção, com apoio da modalidade Valor de Entrada, que oferece um auxílio de R$ 20 mil para facilitar a entrada no financiamento das casas.
A gestão financeira da Assembleia Legislativa também tem sido reconhecida nacionalmente. O órgão recebeu o Selo Diamante, tornando-se um dos mais transparentes do Brasil, após cumprir mais de 500 critérios técnicos relacionados à prestação de contas e ao acesso à informação. Isso reflete um compromisso com a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, garantindo que a economia gerada seja revertida em investimentos que elevam a qualidade de vida dos paranaenses.
