O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país está em “guerra total” com os Estados Unidos, a Europa e Israel. essas potências ocidentais querem colocar o Irã “de joelhos”, o que ele não permitirá.
Pezeshkian considerou que o atual conflito é “mais complexo” do que a guerra Irã-Iraque da década de 1980, pois agora Teerã está sob pressão “de todos os lados”. Ele destacou que, no conflito da década de 1980, “a situação era clara, eles dispararam mísseis e nós sabíamos onde atingir”, enquanto agora “eles [Estados Unidos, Europa e Israel] estão nos sitiando por todos os lados, criando problemas para nós em termos de subsistência, culturalmente, politicamente e em termos de segurança”.
Apesar de admitir indiretamente que o país enfrenta dificuldades desde os ataques americanos de junho, Pezeshkian afirmou que as forças armadas iranianas saíram “fortalecidas” do conflito com Israel e Estados Unidos. As declarações de Teerã surgem pouco antes do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegar aos Estados Unidos, onde deve se reunir com o presidente americano, Donald Trump, na Flórida.
