ANUNCIE AQUI TOPO

Nova Andradina celebra a Comunidade Japonesa em sessão solene

Nesta terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Nova Andradina realizará uma sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Japonesa, com entrega de comendas e apresentações culturais.
Câmara realiza sessão solene em homenagem à Comunidade Japonesa — Foto: Câmara r
Câmara realiza sessão solene em homenagem à Comunidade Japonesa — Foto: Câmara r

A Câmara Municipal de Nova Andradina realizará, nesta terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Japonesa. O evento está agendado para às 19h, no Plenário Sidney Sanches, e contará com a presença de autoridades, familiares e membros da comunidade nipo-brasileira.

Durante a cerimônia, será entregue a Comenda "Na terra que sorri, floresceu a força de um povo", uma honraria criada pela Câmara Municipal para reconhecer indivíduos e instituições que contribuíram para a preservação da cultura japonesa e para o desenvolvimento local. Essa comenda foi instituída através do Projeto de Resolução nº 03/2025.

A programação do evento incluirá diversas apresentações culturais. O cantor Roberto Uehara se apresentará com as canções “Melody Japa” e “Sábado”, ambas do cantor José Augusto. Em seguida, o violinista Ton Pereira tocará a famosa canção japonesa “Sakura”, que é uma referência significativa da cultura nipônica.

Estão entre os homenageados da noite: Roberto Kai, indicado pelo vereador Deildo Piscineiro; Celso Yoshihiro Kuba, por Dito Machado; Lucas Hideo Matsumura Gondim, por Josenildo Ceará; Shigeyuki Yano, por Luciano Leal; Roberto Shinji Uehara, indicado pela vereadora Márcia Lobo; e Luis Aparecido Takara, homenageado a convite do prefeito Leandro Fedossi.

Além das homenagens, a solenidade contará com a exibição de um vídeo que retrata a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil, além da leitura de uma mensagem institucional enviada pela cônsul-geral do Japão em São Paulo, destacando a importância da Comunidade Japonesa tanto para o município quanto para o país.

A iniciativa da sessão solene foi proposta pela vereadora Márcia Lobo, que ocupa o cargo de primeira vice-presidente da Câmara Municipal. O evento faz parte das comemorações do Dia da Comunidade Japonesa, comemorado em Nova Andradina no dia 18 de junho, conforme estabelece a Lei Ordinária nº 13/2010. Esta data é uma homenagem a uma comunidade que contribuiu significativamente para a história local desde a chegada das primeiras famílias japonesas ao município, em 1957.