O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul está mobilizando esforços para resolver a questão do abastecimento de água nas Terras Indígenas de Dourados. Amanhã, dia 24, ocorrerão sessões para a divulgação das análises das propostas que buscam tirar do papel a implementação de sistemas de abastecimento nas aldeias. A sessão que trata da obra de implantação do sistema de abastecimento de água da Aldeia Bororó, referente à etapa 01 de perfuração do poço, está agendada para as 14h30. Para acompanhar o andamento das sessões, os interessados podem acessar o portal de licitações da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
A sessão seguinte, que se refere à obra de implantação do sistema de abastecimento de água na Aldeia Jaguapiru, está programada para iniciar às 15h. Durante um evento realizado na Governadoria de MS, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, antecipou que as ordens de serviço para as obras de ampliação e melhorias do abastecimento de água nas aldeias indígenas deverão ser emitidas antes do início do prazo eleitoral. Essa iniciativa é parte de um processo mais amplo que inclui Dourados e Itaporã, que já teve sucesso na fase de licitação, além de um segundo processo contemplando os municípios de Japorã e Tacuru.
A falta de água potável tem sido um desafio persistente para os Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul. No dia 16 de janeiro deste ano, a Sanesul anunciou um investimento de R$50.766.282,00 para a criação de sistemas de abastecimento de água potável nas aldeias. Esse investimento contempla a captação de água por meio de poços tubulares, com uma capacidade de vazão de até 150 mil litros por hora, além de sistemas de tratamento com cloração, reservatórios e redes de distribuição com ligações domiciliares. Os recursos serão distribuídos da seguinte maneira: R$24,3 milhões destinados à Aldeia Jaguapiru e R$26,4 milhões à Aldeia Bororó.
Nos últimos anos, a falta de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó levou a ações emergenciais, incluindo a entrega de caminhões-pipa para abastecimento. Em 2025, o Governo do Estado entregou dois caminhões com capacidade para transportar 15 mil litros de água cada, adquiridos com um investimento de R$1,5 milhão, em parceria com emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Também foram perfurados dois poços, com investimento de aproximadamente R$490 mil, além de outros R$2 milhões disponibilizados pelo governo federal para a perfuração de mais poços. Entre abril e junho de 2025, foram perfurados pelo menos 18 poços, conforme dados do Ministério dos Povos Indígenas.
Além das perfurações, caixas d’água com capacidade para 30 mil litros foram instaladas em diversos pontos das aldeias. Contudo, em junho do ano passado, uma dessas caixas desabou na Aldeia Jaguapiru. Ao todo, 19 caixas d’água foram instaladas na região, evidenciando a necessidade urgente de soluções para a crise hídrica enfrentada pelas comunidades indígenas.
