Na madrugada deste sábado (20), Moradores de Nova Andradina e de várias cidades de Mato Grosso do Sul foram surpreendidos com mensagens fraudulentas enviadas pelo sistema nacional de alertas da Defesa Civil. Os disparos ocorreram após uma invasão ao sistema, que é utilizado para comunicar emergências à população.
De acordo com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, as mensagens foram enviadas entre 23h41 de sexta-feira (19) e 1h23 do sábado (20). Além de Campo Grande, cidadãos de cidades do interior, como Nova Andradina, também relataram ter recebido os alertas enganosos.
A “Agência Brasil” apurou que as notificações foram recebidas em pelo menos sete estados e no Distrito Federal, incluindo localidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Juntas, essas regiões abrigam cerca de 30 milhões de habitantes.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, revelou que foram emitidas dez mensagens falsas durante a invasão. Destas, nove foram enviadas por meio do sistema Cell Broadcast, tecnologia adotada em 2025 para alertas de desastres, enquanto uma foi disseminada pelo sistema de SMS.
As mensagens continham conteúdos absurdos, como referências a “misantropia” e “invasão alienígena”, o que gerou confusão e apreensão entre os usuários que as receberam durante a madrugada. O sistema Cell Broadcast é projetado para enviar avisos urgentes sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente aos celulares em áreas de risco, sem necessidade de cadastro ou instalação de aplicativos.
Wolff destacou que a Polícia Federal está colaborando com a equipe técnica da Defesa Civil para identificar os responsáveis pela invasão. As investigações visam determinar se a ação foi realizada por um indivíduo isolado ou por um grupo organizado.
