ANUNCIE AQUI TOPO

Trump afirma que pedágios no Estreito de Ormuz dependem dos EUA

O presidente Donald Trump declarou que não haverá cobrança de pedágios no Estreito de Ormuz, a menos que os Estados Unidos imponham essa taxa. A afirmação foi feita em sua conta na Truth Social e ocorre em meio a tensões relacionadas ao Irã.
trump-vitoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em uma postagem na Truth Social, na tarde deste sábado, 20, que não haverá cobrança de pedágios no Estreito de Ormuz, a não ser que tal taxa seja imposta pelos Estados Unidos. Trump ressaltou que, caso um acordo definitivo com o Irã não seja alcançado, seu governo poderá considerar a cobrança de taxas como uma maneira de reembolso de custos.

O líder norte-americano destacou que os Estados Unidos têm atuado como "anjo da guarda" para as nações do Oriente Médio. Ele justificou a possível implementação de taxas como uma forma de reembolso por "serviços prestados" na região, afirmando que isso incluiria custos passados, presentes e futuros.

Recentemente, na sexta-feira, o Irã anunciou que não cobrará taxas de navios que transitem pelo Estreito de Ormuz nos próximos 60 dias. Essa decisão ocorre em um contexto onde um acordo com os EUA está em vigor. No entanto, há cinco dias, Teerã revelou que, após esse período, pretende instituir uma "taxa por serviço" para embarcações que utilizarem essa importante rota marítima.

A situação no Estreito de Ormuz é crítica, uma vez que essa passagem é uma das mais importantes do mundo para o transporte de petróleo. A tensão entre os EUA e o Irã tem aumentado, e as declarações de Trump refletem as complexidades das negociações e o papel que os Estados Unidos buscam exercer na segurança da região. O desdobramento dessa questão pode impactar significativamente o comércio marítimo e as relações diplomáticas no Oriente Médio.