A Wogar Indústria Metalúrgica, especializada em usinagem, fabricação de pequenas peças e projetos dedicados, encontrou no programa Brasil Mais Produtivo uma oportunidade para reorganizar processos, atualizar práticas internas e ampliar a eficiência. Com 16 anos de atuação no setor metalúrgico e sede em Caxias do Sul, a empresa reduziu aproximadamente R$ 80 mil por ano no consumo de energia após participar da jornada de Eficiência Energética do programa.
O proprietário, Edgar Vigioli, destaca que o programa trouxe ferramentas, exemplos e métodos que facilitaram a transformação da empresa. A Wogar também participou da jornada de produtividade, que resultou em pequenas ações gerando melhorias significativas, como reorganização de células de trabalho, aproximação de ferramentas essenciais dos operadores e duplicação de itens de baixo custo para evitar deslocamentos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Essas mudanças reduziram entre 15% e 18% o tempo de execução de processos analisados. O maior legado do Brasil Mais Produtivo, é a mudança de mentalidade, que faz a empresa olhar para dentro, reconhecer as oportunidades e agir.
A Wogar segue na implementação de ajustes e fortalecimento de sua estrutura interna para continuar reduzindo movimentações desnecessárias, aprimorar o uso das máquinas e buscar novas oportunidades para aumentar a eficiência. O Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras, e alcançou 67,5 mil empresas nos últimos dois anos.