Venezuela Sofre Desastre Econômico e Humanitário

Venezuela Sofre Desastre Econômico e Humanitário

O ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro promoveu uma intensa repressão política e gerou uma das maiores crises econômicas e humanitárias da história mundial recente. A situação da Venezuela já vinha se deteriorando desde o regime do antecessor de Maduro, Hugo Chávez, mas o discípulo deste acentuou o processo.

Uma mistura de medidas econômicas fracassadas, sanções e deterioração da indústria petrolífera venezuelana levou o Produto Interno Bruto (PIB) a despencar. Em 2012, a Venezuela tinha uma economia de US$ 372,6 bilhões, mas oito anos depois, havia sofrido uma queda impressionante e chegado a US$ 42,8 bilhões.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Desde então, houve recuperação, mas o PIB de 2025 seguiu muito abaixo do patamar registrado antes de Maduro se tornar o ditador do país. A inflação também ilustra o desastre chavista, com uma variação de preços de 20,1% em 2012 e uma inflação inacreditável de 130.060% em 2018.

Em 2025, a variação de preços seguiu numa faixa assustadora, ao ficar em 548,6%. O índice de pobreza dos domicílios venezuelanos passou de 29% em 2012 para 82,4% em 2023.