União Europeia confirma aval para acordo com Mercosul

União Europeia confirma aval para acordo com Mercosul

Após mais de duas décadas de negociações, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia avançou com a ratificação política do Conselho Europeu. Os chefes de Estado e de governo do bloco europeu confirmaram o aval ao tratado, abrindo caminho para a assinatura formal do texto nos próximos dias.

Ao todo, 21 dos 27 países da União Europeia votaram a favor do acordo. França, Hungria, Polônia e Irlanda se posicionaram contra, enquanto a Bélgica optou pela abstenção.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O acordo será assinado no dia 17 de janeiro, no Paraguai. Após mais de 25 anos, as decisões de hoje representam um passo histórico no fortalecimento da parceria estratégica da UE com o Mercosul.

Estes acordos criarão novas oportunidades para as empresas de ambos os lados, garantindo, ao mesmo tempo, salvaguardas robustas para os nossos setores mais sensíveis e um quadro justo e sustentável para o comércio. O apoio da Itália foi decisivo para a formação da maioria necessária no Conselho, que exige o respaldo de ao menos 15 países representando, no mínimo, 65% da população do bloco.