O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está pronto para realizar eleições nos próximos 60 a 90 dias, caso a segurança fosse garantida. Zelensky buscou rebater as alegações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que ele estaria usando a guerra com a Rússia para se manter no poder.
Diante da crescente pressão da Casa Branca para pôr fim ao conflito, o líder ucraniano citou a segurança como uma preocupação. As últimas eleições na Ucrânia foram realizadas em 2019, quando Zelensky venceu as eleições presidenciais com uma vitória esmagadora e seu partido, Servo do Povo, conquistou a maioria absoluta nas eleições parlamentares.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
No entanto, a Ucrânia não realiza eleições desde 2019 devido à lei marcial, que proíbe a realização de eleições. Zelensky e outros funcionários ucranianos afirmaram que as eleições ocorrerão assim que a guerra terminar e os padrões internacionais para votação puderem ser atendidos.
A Ucrânia está se preparando para apresentar suas revisões a um plano de paz liderado pelo enviado especial de Trump, e Zelensky adotou uma nova abordagem que parece visar destacar a necessidade de garantias de segurança. A realização de eleições agora desencadearia um grande limbo político, e é nesse caos que a Rússia prospera.