O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que expandirá as operações contra cartéis de drogas após a captura do então ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Trump disse que eliminou 97% das drogas que entram por via marítima e agora vai começar a atacar por terra, citando o México como um país governado pelo crime organizado.
Os cartéis estão governando o México, matando de 250 mil a 300 mil pessoas em seu país todos os anos, Trump deu detalhes da operação que resultou na captura de Maduro, explicando que a casa de Maduro ficava no meio de um forte com milhares de pessoas e soldados.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Trump também fez menção ao número de militares cubanos mortos na operação, afirmando que foram dizimados. Desde o início de seu Trump tem afirmado que combaterá com força total o tráfico de drogas, especialmente o de fentanil procedente do México.
No entanto, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, recusou as propostas argumentando que o México é um país soberano e que seu Executivo aposta em uma solução pacífica. Trump e seu governo têm insistido que Washington não hesitará em usar seu poderio militar para defender a Segurança nacional, considerada ameaçada pelos cartéis mexicanos e de outros países, como a Colômbia.