Trump defende redução de juros após dados de inflação nos EUA

Trump defende redução de juros após dados de inflação nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou os dados sobre a inflação do país divulgados recentemente, usando os números dos preços ao consumidor nos EUA para reiterar sua pressão sobre o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, para que reduza as taxas de juros significativamente. Os dados mostraram que os preços ao consumidor nos EUA em dezembro aumentaram, à medida que as distorções relacionadas com a paralisação do governo norte-americano se dissiparam.

Economistas consultados previam que os preços ao consumidor aumentariam 0,3% ante o mês anterior e 2,7% em uma base anual, o que está em linha com o esperado. A inflação ao consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,3% em dezembro.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Os dados consolidam as expectativas de que o Fed manterá as taxas de juros inalteradas neste mês. Trump usa esses números para justificar sua pressão por uma redução nas taxas de juros.

A inflação ao consumidor nos EUA foi influenciada pela paralisação do governo, que reduziu artificialmente a inflação em novembro.