Trump chega a Davos e aumenta tensão com UE

Trump chega a Davos e aumenta tensão com UE

Donald Trump chegou a Davos e aumentou a tensão com a União Europeia. Ele preparou a visita ao Fórum Econômico Mundial sacudindo os alicerces da UE e prometendo novas tarifas ligadas às suas ambições sobre a Groenlândia.

Em reação a Trump, Macron ameaça usar uma ‘arma’ inédita apelidada de ‘bazuca comercial’. O presidente americano reclama sobre a Europa, retratando o bloco como aproveitadores que abusam da generosidade americana e de seu poder militar.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Líderes europeus vinham lidando com as explosões de Trump com mais tolerância, mas a ameaça feita no fim de semana ameaça reacender tensões e empurrar os europeus a medidas retaliatórias. A ameaça feita por Trump de impor tarifas de 10% ao Reino Unido e a sete países europeus no próximo mês, como forma de pressão relacionada à Groenlândia, ameaça elevar as alíquotas acordadas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a UE pode usar uma ‘bazuca comercial’ para restringir importações de bens e serviços. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que o controle direto dos EUA sobre a Groenlândia aumentaria o poder de dissuasão.