Trump ameaça intervir no Irã se manifestantes pacíficos forem mortos

Trump ameaça intervir no Irã se manifestantes pacíficos forem mortos

O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos podem intervir no Irã, caso o governo atire e mate violentamente manifestantes pacíficos que protestam desde o início da semana contra o agravamento da situação econômica do país. Os protestos no Irã tiveram início no domingo, quando comerciantes se uniram para reclamar da grave crise econômica nacional, marcada pela desvalorização da moeda local e pelo aumento dos preços, situação que é agravada pelas sanções internacionais e pelo envolvimento do país em conflitos.

Com a adesão dos estudantes, os atos, que começaram em Teerã, ganharam força e se espalharam para outras regiões do país. As manifestações se tornaram violentas na quarta-feira, após confrontos com a polícia.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Pelo menos sete pessoas já morreram no contexto das manifestações, consideradas pela imprensa internacional as maiores desde 2022. O chefe de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, respondeu a ameaça de Trump, afirmando que a interferência dos EUA nessa questão interna significaria desestabilizar toda a região e destruir os interesses americanos.

Trump escreveu na Truth Social que os Estados Unidos da América virão em resgate dos manifestantes, caso sejam mortos, e que estão prontos para agir.