Suprema Corte dos EUA julga independência do Fed

Suprema Corte dos EUA julga independência do Fed

A Suprema Corte dos EUA está julgando o maior teste da independência do Federal Reserve em mais de 100 anos. O caso envolve a tentativa do presidente Donald Trump de demitir a diretora do Fed Lisa Cook por suposta fraude hipotecária.

O resultado pode corroer a independência do Fed ou fornecer um roteiro para a remoção de diretores do banco central. Mesmo que Cook mantenha seu cargo, o tribunal pode definir o que é necessário para estabelecer a ‘causa’ para remover uma autoridade de política monetária.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

A exigência está prevista na Lei do Federal Reserve e tem o objetivo de proteger os diretores do Fed contra a remoção por disputas sobre a taxa de juros. O caso pode confirmar a independência do banco central se as exigências forem suficientemente rigorosas, mas também pode dar a um governo criativo um alvo a ser almejado.

A ex-presidente do Fed de Cleveland Loretta Mester disse que ‘a porta está aberta’ e que a questão é como isso será resolvido de uma forma que não permita que o presidente simplesmente decida remover alguém do Fed. Cook argumenta que Trump fez exatamente isso quando tentou demiti-la com base em alegações de fraude hipotecária.