Suprema Corte dos EUA bloqueia envio de agentes a Chicago

Suprema Corte dos EUA bloqueia envio de agentes a Chicago

A Suprema Corte dos EUA rejeitou o pedido do presidente Donald Trump para enviar agentes da Guarda Nacional a Chicago para proteger agentes do ICE. A decisão representou um revés significativo para o governo Trump.

A Guarda Nacional serve como força militar estadual subordinada aos governadores estaduais, exceto quando convocada para o serviço federal pelo presidente. Em setembro, Trump ordenou o envio de tropas para Chicago e para Portland, Oregon, após seus destacamentos anteriores para Los Angeles, Memphis e Washington, D.C.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O presidente americano e seus aliados descreveram as cidades governadas por democratas como anárquicas, assoladas pelo crime e repletas de protestos violentos. Prefeitos e governadores democratas, juntamente com outros críticos de Trump, afirmaram que essas alegações são uma versão falsa da situação e um pretexto para o envio de tropas, acusando Trump de abuso de poder.

A Casa Branca se opõe à medida e afirma que a decisão não impedirá os esforços de Trump para aplicar as leis de imigração, proteger os funcionários federais e salvaguardar o público americano. A decisão da Suprema Corte deixou Trump com poucas opções caso queira continuar enviando soldados para cidades, mas não sem nenhuma.