O Senado dos Estados Unidos aprovou enviar para votação no plenário uma proposta que restringe o poder do presidente Donald Trump para ordenar operações militares na Venezuela. A medida estipula que tais ações só poderão ser realizadas caso haja aprovação prévia do Congresso.
A operação em que o ditador Nicolás Maduro foi capturado no sábado passado irritou a oposição democrata e alguns republicanos, por não ter sido submetida ao Legislativo. Trump tem afirmado que novos ataques poderão ocorrer se o novo regime da Venezuela não cooperar com os Estados Unidos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A medida foi apresentada pelos senadores democratas Tim Kaine, Adam Schiff e Chuck Schumer e pelo republicano Rand Paul. antes da votação, Paul disse que não se trata de um debate sobre o bem ou o mal, em referência a Maduro, mas sim sobre quem tem o poder de levar o país à guerra.
Cinco senadores republicanos votaram a favor da medida ir a plenário, o que deixou o placar em 52 votos favoráveis e 47 contrários. A proposta em si deve ser votada na semana que vem.