Rússia dispara míssil Oreshnik contra Ucrânia

Rússia dispara míssil Oreshnik contra Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia informou que utilizou o míssil balístico hipersônico Oreshnik nos ataques que realizou na noite passada à Ucrânia. A ação foi uma resposta ao que a Rússia chamou de ataque terrorista de Kiev à residência do ditador Vladimir Putin na região russa de Novgorod, em 29 de dezembro, o que foi negado pela Ucrânia.

O Oreshnik teria sido usado para atingir infraestruturas de energia na região de Lviv, na fronteira com a Polônia. O míssil pode transportar ogivas nucleares ou convencionais e já havia sido usado pela Rússia para atingir uma fábrica de equipamentos militares na região de Dnipro, em novembro de 2024.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O Oreshnik é um míssil balístico de alcance intermediário, com seu uso até o momento indicando um alcance de 965 a 1,6 mil quilômetros, e pode lançar múltiplas ogivas separadas, que podem ser direcionadas para objetivos específicos. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse que o ataque representa uma grave ameaça à segurança do continente europeu e um teste para a comunidade transatlântica, e pediu respostas firmes às ações imprudentes da Rússia.

O governo da Letônia disse que pedirá uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU em razão dos ataques mais recentes da Rússia à Ucrânia e do uso do Oreshnik.