Rússia considera tropas de paz do Ocidente na Ucrânia como alvos legítimos

Rússia considera tropas de paz do Ocidente na Ucrânia como alvos legítimos

A Rússia afirmou que considerará as forças de paz do Ocidente que possam ser enviadas para a Ucrânia como ‘alvos militares legítimos’. A advertência foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, após os governos do Reino Unido e da França terem assinado uma declaração de intenções sobre o destacamento de tropas para a Ucrânia.

A Rússia considera que o destacamento de unidades militares e a instalação de bases militares ocidentais em território ucraniano serão qualificados como intervenção estrangeira que ameaça diretamente a segurança da Rússia e de outros países europeus. Todas essas unidades e instalações serão consideradas alvos militares legítimos para as Forças Armadas Russas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

A Rússia também se refere às declarações militaristas da Coalizão de Voluntários e do regime de Kiev como um ‘Eixo de guerra’. Em novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um plano de paz de 28 pontos, que inclui o reconhecimento internacional das regiões ucranianas da Crimeia, de Lugansk e Donetsk como territórios russos.

A Ucrânia apresentou uma contraproposta de 20 pontos, que não renuncia a ingressar na Otan e não reconhece a soberania russa sobre a Crimeia e outros territórios ocupados. A Rússia ainda não deu uma resposta definitiva sobre essa proposta.