Rússia Alvoa Infraestrutura de Gás Vital para Inverno Ucraniano

PUBLICIDADE

Um posto de bombeamento de gás localizado na região de Odessa, sul da Ucrânia, foi atingido por um ataque russo. A instalação é parte de um sistema que visa importar Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos e do Azerbaijão, ação que compromete os preparativos ucranianos para o inverno.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a infraestrutura de gás foi atacada na vila de Novosilske, situada na fronteira com a Romênia. Nesta localidade se encontra a interconexão de Orlovka, ponto de entrada do gás que a Ucrânia recebe através da rota Transbalcânica.

“Este foi um golpe deliberado em nossos preparativos para a temporada de aquecimento, absolutamente cínico, como todos os golpes russos no setor energético”, afirmou Zelensky em sua conta no Telegram.

A de notícias russa TASS divulgou uma declaração do Ministério da Defesa da Rússia confirmando o ataque ao sistema de transporte de gás da Ucrânia.

Kiev enfrenta dificuldades no abastecimento de gás devido a uma série de ataques com mísseis russos que impactaram a produção interna.

O Ministério da Energia da Ucrânia informou que a estação atingida faz parte da rota que conecta terminais gregos de GNL com instalações de armazenamento de gás ucranianas, através do gasoduto Transbalcânico. A estação já foi utilizada para fornecer GNL dos Estados Unidos e testar volumes de gás azerbaijano.

“Este é um ataque russo contra a infraestrutura civil, visando deliberadamente o setor energético e, ao mesmo tempo, as relações com o Azerbaijão, os Estados Unidos e parceiros na Europa, bem como a vida normal dos ucranianos e de todos os europeus”, declarou o ministério.

O presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, tem um encontro agendado com um líder americano em Washington nesta semana.

Desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia, a Rússia nega ter como alvo civis, mas defende que infraestruturas como sistemas de energia são alvos legítimos, pois auxiliam o esforço de guerra.

O governador da região de Odessa havia relatado um ataque ao principal gasoduto. As autoridades ucranianas de energia não informaram se o gás continuaria a ser bombeado através do interconector.

Kiev informou que um volume de gás estava programado para ser bombeado pela cidade russa de Orlovka. No mês passado, a Ucrânia bombeou um pequeno volume teste de gás azerbaijano pela rota Transbalcânica e anunciou planos para aumentar as importações de gás da empresa de energia do Azerbaijão SOCAR. Kiev classificou a rota como “extremamente importante”, pois fornece acesso a gás liquefeito de terminais de GNL gregos e turcos, gás de gasodutos azerbaijanos e romenos e, potencialmente, ao gás offshore búlgaro.

Mais recentes