O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, defendeu de forma indireta os planos do presidente americano, Donald Trump, de anexar a Groenlândia, ao dizer que esta não é parte natural da Dinamarca. Lavrov disse que a Rússia não busca interferir nos assuntos da Groenlândia e que o governo Trump sabe que o Kremlin não tem planos de assumir o controle da ilha.
Entretanto, validou indiretamente as pretensões de Trump, que tem pressionado para que a Ucrânia aceite ceder partes do seu território à Rússia para que a guerra entre os dois países seja encerrada. Lavrov afirmou que a Groenlândia não é parte natural da Dinamarca, pois é uma conquista colonial.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Recentemente, Trump apresentou um argumento parecido para justificar a anexação da Groenlândia, questionando o direito de propriedade dos dinamarqueses. No fim de semana, Trump anunciou tarifas contra oito países aliados que se opõem à anexação americana da Groenlândia.
A partir de 1º de fevereiro, Washington vai cobrar uma tarifa de 10% sobre todas as exportações desses países para os Estados Unidos, taxa que será elevada para 25% em 1º de junho, até que um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia pelos americanos.