O regime islâmico do Irã decidiu derrubar a internet em todo o país após a intensificação dos protestos contra a ditadura dos aiatolás. Os protestos começaram em dezembro como reação ao colapso econômico, à inflação e à desvalorização do rial, mas evoluiu rapidamente para uma mobilização política que exige a derrubada do regime teocrático.
ocorrem protestos massivos em Teerã e em diversas outras cidades do território iraniano. As manifestações incluíram slogans diretamente dirigidos ao líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, como “Morte ao ditador” e “Morte à República Islâmica”.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Informações indicam que os protestos ganharam novo impulso após um chamado à mobilização nacional feito do exílio pelo príncipe Reza Pahlavi. manifestações ocorreram em diversas cidades, enquanto greves se espalharam por todo o país, com fechamento de comércios em dezenas de municípios.
Relatos de testemunhas descrevem bairros inteiros de Teerã com moradores gritando palavras de ordem das sacadas e milhares de pessoas nas ruas. Os protestos incluíram manifestações favoráveis ao retorno da monarquia.