Regime Chavista Liberta Presos Políticos

Regime Chavista Liberta Presos Políticos

O regime chavista iniciou a libertação de parte dos presos políticos detidos durante a gestão do ditador Nicolás Maduro. O regime afirma que já libertou mais de 400 pessoas, mas organizações de direitos humanos contestam os números oficiais e apontam falta de transparência no processo.

A ONG Justicia, Encuentro y Perdón (JEP) confirmou apenas 257 libertações com base em verificações independentes. Os presos políticos libertados relataram a forma desumana como eram tratados, descrevendo um padrão recorrente de tortura física, violência psicológica, isolamento absoluto, uso forçado de medicamentos e ameaças constantes de morte por parte de agentes chavistas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O colombiano David, um dos presos políticos libertados, contou que passou cerca de 13 meses preso no território venezuelano após ser detido por forças chavistas na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. David relatou que foi vítima de sessões de choques elétricos, queimaduras com água quente misturada com cal e tortura contínua por privação de sono.

Ele afirmou que recebia comprimidos sem saber o que eram e que passou todo o período da prisão sem qualquer contato com a família. Outros presos políticos libertados, como o italiano Mario Burlò e o argentino-israelense Yaacob Eliahu Harary, fizeram relatos semelhantes, descrevendo condições degradantes nas prisões e uso de tortura psicológica.