Os preços ao consumidor nos EUA provavelmente aumentaram em dezembro devido à reversão de distorções causadas pela paralisação do governo. A paralisação de 43 dias afetou a coleta de preços para outubro, levando o Escritório de Estatísticas do Trabalho a usar um método de ‘carry-forward’ para imputar dados, especialmente para aluguéis.
Embora os preços de novembro tenham sido coletados, isso ocorreu na segunda metade do mês, quando os varejistas estavam oferecendo descontos para a temporada de festas. As distorções foram predominantes nas medidas de aluguel e nos preços de bens.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Os preços ao consumidor devem ter aumentado 0,3% no mês passado, devido a preços mais altos de alimentos e energia, principalmente eletricidade por causa dos data centers. Nos 12 meses até dezembro, a previsão é de que o índice tenha subido 2,7%, igualando a leitura de novembro.
O Escritório de Estatísticas estimou que os preços ao consumidor avançaram 0,2% de setembro a novembro. A inflação mais alta corroeu os índices de aprovação do presidente Donald Trump e continuará sendo um ponto de discussão em 2026, enquanto Trump e seus pares republicanos lutam para manter o controle do Congresso dos EUA.