Petroleiros Sancionados Fogem da Venezuela

Petroleiros Sancionados Fogem da Venezuela

Ao menos 16 petroleiros alvos de sanções tentaram abandonar secretamente portos na Venezuela em uma rápida operação após a captura do ditador Nicolás Maduro pelos EUA. A ação visava burlar o grande bloqueio naval americano às exportações de energia do país sul-americano nos últimos dois dias por meio da manipulação de suas localizações reais ou do desligamento dos sinais de transmissão.

Imagens de satélite analisadas revelam que os navios foram avistados por semanas atracados em portos venezuelanos, mas desapareceram no dia da operação coordenada dos EUA para capturar Maduro. Quatro embarcações foram rastreadas por satélite navegando a 48 quilômetros da costa do país, em direção leste, usando nomes falsos e manipulação sua localização em tempo real.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Outros 12 petroleiros não foram identificados por não estarem emitindo sinais de comunicação e por não terem sido reconhecidos em novas imagens de satélite. Em dezembro, o presidente Donald Trump impôs um bloqueio total aos petroleiros venezuelanos sancionados.

As forças militares dos EUA abordaram três petroleiros que tentavam transportar petróleo venezuelano. Os preços do petróleo registram queda após a captura de Maduro e a decisão da OPEP+ de manter o nível de produção estável até abril.