A PDVSA, estatal venezuelana do petróleo, terá um longo caminho a percorrer para voltar ao jogo no tabuleiro dos grandes grupos produtores de petróleo do mundo. Ao longo das últimas décadas, a companhia perdeu quase todo seu pessoal mais capacitado.
Além disso, para que os investimentos ao país retornem, será preciso recuperar a confiança, abalada pelas expropriações praticadas pelo regime bolivariano. A opinião é de David Zylbersztajn, pesquisador e professor da PUC-RJ.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A PDVSA possuía no passado um grupo de técnicos altamente qualificados, que foram embora na leva de cerca de 8 milhões de venezuelanos, empurrados para fora do país por motivos políticos e econômicos. A qualidade técnica, logística e de tecnologia é essencial para a recuperação da PDVSA.
A reconstrução das instalações de produção e da infraestrutura de transporte e logística do país também será necessária. Além disso, será necessário fazer uma avaliação econômica da viabilidade da exploração de petróleo, considerando a incerteza e a insegurança jurídica.