O payroll de dezembro, principal dado do mercado de trabalho nos Estados Unidos, veio abaixo do esperado, o que reforça as leituras de moderação nas contratações. A taxa de desemprego menor e os salários ainda em alta sugerem que o Federal Reserve terá bons argumentos para manter a taxa de juros na reunião de janeiro.
O mercado de trabalho americano mantém um ritmo moderado, com 50 mil contratações registradas em dezembro, abaixo das 70 mil projetadas. A taxa de desemprego caiu para 4,4%, um patamar baixo para os padrões históricos dos EUA e inferior ao esperado pelo mercado.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A média salarial subiu 0,3% em dezembro, acumulando uma alta de 3,8% ao longo de 2025. Economistas concordam que, para o Fed, talvez o caminho de menor resistência seja pular a reunião de janeiro à espera de novos dados que possam dar maior segurança para os próximos passos.
Os dados de emprego nos Estados Unidos trouxeram sinais contraditórios, com a criação de vagas abaixo do esperado e a taxa de desemprego menor do que o consenso. O nível de desemprego mais baixo fortalece os argumentos da ala hawkish do Fomc para postergar novos cortes de juros.