Parlamento Europeu Suspende Tramitação de Acordo Comercial UE-EUA

Parlamento Europeu Suspende Tramitação de Acordo Comercial UE-EUA

O Parlamento Europeu suspendeu a tramitação do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA) após as medidas anunciadas por Donald Trump sobre a Groenlândia. O Partido Popular Europeu (PPE) e a Aliança Progressista de Socialistas e Democratas (S&D) afirmaram que a medida é uma resposta às ameaças de Washington de impor sobretaxas a países europeus que não concordam com a compra da Groenlândia pelos EUA.

O acordo prevê tarifas americanas de 15% sobre importações da UE em troca da isenção de taxas sobre exportações dos Estados Unidos para o bloco. O presidente do PPE, Manfred Weber, afirmou que a aprovação do acordo não é possível neste momento devido às ameaças de Donald Trump em relação à Groenlândia.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

A líder do S&D, Iratxe García Pérez, também confirmou a suspensão da ratificação do acordo, afirmando que as tarifas impostas por Trump são inaceitáveis e que a UE não cederá à intimidação. No fim de semana, Trump anunciou tarifas contra oito países aliados que se opõem à anexação americana da Groenlândia, incluindo Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

A partir de 1º de fevereiro, Washington vai cobrar uma tarifa de 10% sobre todas as exportações desses países para os Estados Unidos, taxa que será elevada para 25% em 1º de junho. O anúncio de Trump gerou revolta entre os países afetados, que estão considerando acionar a chamada ‘bazuca comercial’, uma série de retaliações que poderia incluir o bloqueio parcial do acesso dos Estados Unidos aos mercados europeus e controles de exportação.