Países europeus convocam embaixadores do Irã após repressão violenta contra protestos

Países europeus convocam embaixadores do Irã após repressão violenta contra protestos

França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e outros países europeus convocaram representantes diplomáticos do Irã para cobrar explicações sobre a repressão violenta do regime islâmico contra os protestos em curso no país. As mobilizações no Irã estão sendo marcadas por assassinatos, detenções arbitrárias e restrições ao acesso à internet.

O Ministério das Relações Exteriores da França chamou o embaixador iraniano no país para ouvir a condenação do governo de Emmanuel Macron à violência de Estado contra manifestantes pacíficos. Na Alemanha, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a convocação do embaixador iraniano em Berlim e afirmou que a repressão do regime contra a própria população é brutal e chocante.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O Reino Unido também convocou o embaixador iraniano no país e exigiu que Teerã responda pelas denúncias de mortes e abusos durante as manifestações. A Espanha, a Dinamarca e a Itália também aderiram às convocações diplomáticas, condenando a repressão violenta do regime iraniano.

A União Europeia já condenou o uso desproporcional e pesado da força pelas autoridades iranianas contra as mobilizações e manifestou solidariedade aos que estão indo às ruas.