Ouro no Hipismo: MS Brilha no Brasileiro de Escolas e Aspirantes

PUBLICIDADE

Amazonas de Mato Grosso do Sul conquistaram o primeiro lugar por equipes no Campeonato Brasileiro de Salto Escolas e Aspirantes, realizado em Brasília, entre os dias 3 e 6 de julho. A equipe sul-mato-grossense se destacou na categoria 80 cm, superando competidores de todo o país na somatória dos resultados dos dois primeiros dias de provas.

O time campeão foi composto por Izabela Bazzana Dias, Júlia Silveira Pegolo, Raquel Borges Vinholi e Liz Borges Vinholi. A equipe teve como chefe o diretor técnico da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH), coronel Édison Serratine.

Além do título por equipes, atletas do estado acumularam um total de 15 medalhas nas categorias de base. Na série 60 cm, foram conquistados nove pódios, enquanto na 80 cm, seis medalhas foram obtidas, incluindo ouro, prata e bronze. Os resultados refletem o desempenho dos competidores de Mato Grosso do Sul nas provas individuais realizadas ao longo dos três dias de competição.

“O título por equipes demonstra que o conjunto de atletas de Mato Grosso do Sul apresentou um desempenho superior na média geral, mesmo que nem todas tenham vencido as provas individuais”, explica Rafael Mendes, presidente da FSMH. Atletas de diferentes centros hípicos do estado participaram do campeonato, representando, além de Campo Grande, os municípios de Dourados, Maracaju e Ponta Porã.

O Campeonato Brasileiro de Escolas é direcionado a cavaleiros e amazonas em fase de formação, com provas nas categorias iniciante (60 cm), intermediária (80 cm) e aspirante (90 cm). A competição nacional é um importante passo em relação aos eventos realizados dentro do estado.

O resultado em Brasília reforça o bom desempenho dos atletas sul-mato-grossenses no cenário nacional. Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul tem se destacado no Campeonato Brasileiro, com conquistas como o título de campeão brasileiro individual na categoria aspirante (90 cm) em 2022 e o título de campeãs por equipes na categoria aspirantes (90 cm) em 2023.

Mais recentes