Operação “É Tetra” Desmantela Esquema de Lavagem de Dinheiro do Tráfico em Seis Estados

PUBLICIDADE

Uma vasta operação policial, denominada “É Tetra”, foi deflagrada nesta terça-feira (5) em seis estados brasileiros, visando desarticular esquemas de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas operados por facções criminosas. A ação, liderada por policiais de Santa Catarina, cumpre 35 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A Justiça determinou o sequestro de bens e valores pertencentes aos investigados e às empresas ligadas aos suspeitos, totalizando um montante de R$ 35 milhões. As investigações tiveram início em setembro de 2023, após análise de dados obtidos com a prisão de um indivíduo foragido, que utilizava documento falso e estava envolvido em uma operação anterior da Polícia Federal.

O aprofundamento das apurações revelou uma complexa rede de pessoas físicas e jurídicas envolvidas na movimentação financeira com indícios de origem ilícita. Em abril de 2023, um integrante do mesmo esquema foi preso em flagrante transportando 33 kg de cocaína.

Durante a operação de hoje, os agentes apreenderam carros de luxo, dinheiro em espécie e armas. O nome da operação, “É Tetra”, faz alusão ao fato de que uma das facções investigadas já foi alvo da Polícia Federal em outras três ocasiões. A ação conta com a participação da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SC), composta por membros da Polícia Civil e da Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina. Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades nos seis estados, incluindo Criciúma, Içara, Tubarão e Grande Florianópolis em Santa Catarina, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Osasco, Americana, São Roque e São José dos Campos em São Paulo, Curitiba no Paraná, Goiânia em Goiás e Itaquiraí no Mato Grosso do Sul.

Mais recentes