Musk Lança “Partido da América” e Desafia Domínio Republicano e Democrata

PUBLICIDADE

Elon Musk anunciou a criação do “Partido da América” no sábado (5), com a intenção de rivalizar com os tradicionais partidos Republicano e Democrata. O anúncio ocorre em meio a crescentes tensões com o governo do presidente Trump, após a aprovação de um controverso pacote tributário e orçamentário criticado por Musk.

A iniciativa marca uma escalada na relação entre Musk e Trump, que eram aliados políticos até o final de maio, quando Musk deixou o governo. Agora, o bilionário se posiciona como um adversário político declarado.

Musk, proprietário da SpaceX, Tesla e da rede social X, argumenta que os Estados Unidos “não são uma democracia”. Ele baseou sua decisão de criar o partido em uma enquete realizada em sua conta no X, no dia 4 de julho, Dia da Independência dos EUA. A enquete, segundo ele, demonstrou o desejo dos cidadãos por uma alternativa ao sistema político bipartidário do país.

“Com uma margem de 2 para 1 , vocês querem um novo partido político — e vocês terão! Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América é formado para devolver a vocês a liberdade”, declarou Musk em sua publicação no X.

Embora Musk não tenha fornecido detalhes sobre o lançamento oficial do partido, ele solicitou sugestões sobre como proceder e expressou entusiasmo com o projeto. A data de lançamento e outros detalhes permanecem incertos até o momento.

Mais recentes