Os Terminais de Uso Privado (TUPs) no Centro-Oeste brasileiro registraram um notável aumento na movimentação de cargas no início de 2025. Entre janeiro e maio, a região movimentou 3,69 milhões de toneladas, representando um expressivo crescimento de 73,12% em comparação com as 2,13 milhões de toneladas contabilizadas no mesmo período de 2024.
O estado do Mato Grosso do Sul se destacou nesse crescimento, impulsionado pela logística hidroviária e pelo aproveitamento do potencial da Hidrovia Paraguai-Paraná. As principais cargas envolvidas nesse aumento foram minério de ferro, soja, produtos siderúrgicos e minerais não metálicos.
O terminal Vetorial Logística, localizado em Ladário, registrou um aumento de 216% na movimentação total. Especificamente, as cargas de ferro fundido, ferro e aço cresceram 347,4%, enquanto minérios, escórias e cinzas tiveram um aumento de 211,6%. O terminal Granel Ladário, também no estado, apresentou um crescimento ainda mais expressivo: 294,3%, com o minério de ferro crescendo 372,4% e as cargas de terra e pedras com alta de 224,8%.
Outro destaque foi o Itahum Terminal, com um crescimento de 163,3%. A soja teve um papel fundamental no desempenho da unidade, com um aumento de 263,28% em sua movimentação.
Os terminais Vetorial, Granel Ladário e Itahum estão localizados nos municípios de Ladário e Corumbá, às margens do Rio Paraguai, principal eixo logístico da região, integrando o Tramo Sul da Hidrovia Paraguai-Paraná. Essa rota conecta o Pantanal brasileiro ao Oceano Atlântico através de rios navegáveis no Paraguai e na Argentina.
A produção escoada por esses terminais tem como destinos principais os portos do Arco Norte, como Itaqui (MA), para onde seguem principalmente soja e milho, e os portos do Sudeste, como Itaguaí (RJ) e Tubarão (ES), que recebem as cargas minerais, utilizando corredores multimodais.
Além dos resultados operacionais, a região recebeu investimentos em infraestrutura. O ministro de Portos e Aeroportos anunciou um pacote nacional de R$ 4,7 bilhões em parceria com o setor produtivo, com R$ 15,8 milhões destinados ao município de Cáceres (MT) para a modernização do porto local, visando o escoamento de granéis sólidos.