O Esporte Clube Vitória garante sua permanência na elite do futebol brasileiro após uma arrancada impressionante na reta final do Campeonato Brasileiro.
Em um desfecho emocionante, o Vitória assegurou sua permanência na Série A, superando o São Paulo e contando com resultados favoráveis de rivais.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Foi com sofrimento até o apito final, mas o Esporte Clube Vitória conseguiu garantir sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A missão foi cumprida após superar o São Paulo por 1 a 0, neste domingo (7), no Barradão, e contar com as derrotas de Fortaleza e Ceará.
A arrancada final, vista inclusive como um verdadeiro milagre, consolida a grande demonstração de força do rubro-negro em um momento crucial.
O Leão estava, há não muito tempo atrás, afundado na zona da degola, com poucos torcedores otimistas sobre uma possível recuperação. O sentimento geral no Barradão era de terra arrasada até a 24ª rodada, não apenas pela distância para o primeiro time fora do Z-4, mas principalmente pelo péssimo desempenho apresentado até então, que incluía quatro trocas de comando técnico durante a temporada.
A Virada com o Técnico Especialista
Tudo começou a mudar com a chegada de um profissional “especialista” neste tipo de situação. O treinador, que já havia conseguido salvar equipes da queda quatro vezes na carreira, recebeu o chamado para tentar salvar o rubro-negro.
Sob seu comando, a equipe mais que dobrou a quantidade de pontos em apenas 14 partidas, recuperando a confiança de jogadores abalados mentalmente e alcançando um aproveitamento de G-5 (57%), com sete vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Ciente do material humano que tinha em mãos, o novo comandante nunca escondeu que o principal foco era evoluir a parte defensiva – o time havia sofrido 35 gols em 24 jogos antes de sua chegada. Embora os números no quesito, apesar de evoluírem, não tenham sido excepcionais, com 17 bolas nas redes, a equipe saiu de campo sem ser vazada em sete oportunidades, o que foi crucial para a permanência.
Uma boa defesa, no entanto, não seria suficiente para garantir a permanência na primeira divisão, dado o cenário em que o Vitória se encontrava, pois só vence quem faz gol. Mesmo sem atingir um alto nível de atuação ofensivamente, o time compensou com um retrospecto excepcional dentro de casa.
Com o novo técnico à frente, o Leão contou com a força de sua torcida para conquistar 16 dos 21 pontos em disputa no seu estádio.
A briga contra o rebaixamento foi acirrada até os minutos finais da última rodada, escancarando a importância de vencer os confrontos diretos no torneio. E sob o atual comando, o Leão foi impecável quando enfrentou os adversários da luta pela permanência.
Superou o Santos, Internacional e Ceará, todos por 1 a 0. A vitória contra o último, inclusive, teve impacto direto no desfecho final desta disputa, já que as equipes terminaram separadas por apenas dois pontos.