Os países do Mercosul divulgaram um comunicado conjunto afirmando que o acordo assinado com a União Europeia (UE) eliminará tarifas para 92% das exportações do Mercosul, no valor aproximado de US$ 61 bilhões. O bloco destaca que o documento implica o acesso preferencial à UE, um mercado de 450 milhões de pessoas e cerca de 15% do PIB mundial.
Além da eliminação de tarifas para 92% das exportações, o texto concederá acesso preferencial para outros 7,5%, equivalente a US$ 4,7 bilhões. O acordo representa um marco histórico e reafirma a parceria entre as duas regiões.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O Mercosul e a UE assinaram o Acordo de Associação e o Acordo Interino de Comércio após quase 26 anos de negociação, criando a maior área de livre-comércio do mundo. Os países do Mercosul classificaram a assinatura do acordo como uma conquista histórica que fortalece as relações comerciais, políticas e de cooperação entre ambas as regiões.
O acordo estabelece um marco integral e equilibrado que promove o intercâmbio de bens e serviços, o investimento e o desenvolvimento econômico, e contribui para o crescimento econômico e social dos países membros.