Mato Grosso do Sul planeja implementar elementos da renomada metodologia educacional da Finlândia em sua Rede Estadual de Ensino (REE). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante o Meeting Internacional de Educação em Campo Grande, sinalizando um ambicioso projeto para elevar a qualidade do ensino no estado. A iniciativa surge após uma missão técnica a quatro países europeus, com foco na Finlândia, referência mundial em educação.
A comitiva, que incluiu representantes do Sesi, visitou a Finlândia para uma imersão pedagógica na Universidade de Turku. O objetivo, segundo Daher, é “estudar e entender o que pode ser absorvido aqui, obviamente adaptando à realidade brasileira”. A parceria com o Sesi é vista como crucial para facilitar essa transição entre as práticas internacionais e a gestão pública em Mato Grosso do Sul.
Um dos pontos mais atraentes do modelo finlandês é o ciclo de formação de professores, que articula universidades, escolas e o mercado de trabalho. “Existe um ciclo produtivo muito interessante na formação adequada de docentes”, observou Daher, destacando a diferença em relação ao sistema brasileiro. A implementação dessa metodologia visa impactar positivamente a qualidade da educação oferecida às crianças sul-mato-grossenses.
Embora o projeto ainda esteja em fase de estruturação, a expectativa é alta. Régis Borges, superintendente regional do Sesi, enfatizou a intenção de “trazer essas boas práticas que são conhecidas mundialmente para Mato Grosso do Sul”. A parceria entre o Sesi, a Federação das Indústrias e a Finlândia busca, assim, modernizar a educação pública no estado.
A coordenadora de Educação do Consulado da Finlândia em São Paulo, Sanni Haka, presente no evento, reforçou a importância da educação como pilar do desenvolvimento finlandês. “A formação dos professores é um exemplo concreto em que focamos muito e investimos muito”, afirmou Haka, destacando que, para eles, “os professores são o segredo da nossa educação”.