Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-CE) como a nova líder do governo no Senado. A mudança ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança, poucos dias após o senador ser incluído entre os investigados na nona fase da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
A Operação Compliance Zero investiga uma possível ligação entre Jaques Wagner e empresários associados ao Banco Master, incluindo o ex-sócio Augusto Ferreira Lima. Entre os elementos que estão sob análise está a negociação de um imóvel em Salvador, com valor estimado em R$ 2,4 milhões, além de outras movimentações financeiras que despertaram suspeitas entre os investigadores.
O anúncio da nova liderança foi feito pelo presidente Lula em suas redes sociais, onde destacou que Teresa Leitão terá a responsabilidade de articular o debate e a aprovação de projetos que visam beneficiar a população brasileira. Entre as propostas em tramitação, Lula mencionou o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, como algumas das prioridades que a nova líder deverá abordar.
Durante sua trajetória política, Teresa Leitão fez história ao se tornar a primeira mulher eleita senadora por Pernambuco nas eleições de 2022, recebendo mais de 2 milhões de votos. Professora e ex-sindicalista, Leitão é filiada ao PT desde 2000 e construiu sua carreira política focada na defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores.
Aliada de longa data do presidente Lula, Teresa foi uma das principais apoiadoras da campanha do petista em Pernambuco, recebendo apoio direto dele durante sua disputa eleitoral, o que a consolidou como uma das figuras de destaque do partido na região Nordeste.
