O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, e ambos concordaram na análise sobre a situação na Venezuela. Os líderes trocaram opiniões sobre a atualidade internacional, com especial atenção à situação na Venezuela.
Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de se garantir a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana. Eles manifestaram preocupação com o uso da força e a violação do direito internacional na região, após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos EUA.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Além disso, ressaltaram a importância de continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões do mundo. A iniciativa da ligação partiu do lado brasileiro.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já havia saudado a política da ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na defesa da soberania do país diante da operação ilegal de Washington. Lavrov afirmou que observam com grande interesse, preocupação e simpatia como as autoridades venezuelanas defendem seus direitos e sua independência, ao mesmo tempo em que demonstram flexibilidade e expressam sua vontade de dialogar com os EUA.